visitas onlines

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Boneca moranguinho de biscuit






Sejam bem vindos!


 Olá queridos e queridas, CHEGUEI!

Esse é um de meus trabalhos, a moranguinho. Só para começar.
Faço artesanato deste muito tempo, talvez uns 20 anos, ups que tempão, se sou velha? não nem pensar , sou eternamente jovem.
Adoro o que faço, comecei com pintura em tecido, depois vidro, cheguei a pintar algumas telas, depois parti   para a modelagem em biscuit. Hoje confesso que gosto de tudo um pouco, gosto de pintar o sete.
O biscuit, ou porcelana fria, já é conhecido por muita gente, mas para aqueles que gostarem do meu trabalho e ainda não têm a informação sobre tal arte, deixo aqui a receita da massa de biscuit.

MASSA DE BISCUIT
2 xic de de cola branca (especial para biscuit)
2 xic de amido de milho
2 colheres de sopa de vaselina liquida
3 colheres de sopa de vinagre

Misture tudo muito bem, leve ao fogo baixo numa panela anti-aderente mexendo sempre. A massa vai criar alguns grumos, parece que está dando errado, mas é assim mesmo, continue mexendo até desgrudar do fundo da panela, como aquela massa podre que agente faz risoles, aí está pronta, tire do fogo, coloque sobre um mármore ou superficie lisa, acrescente uma colher de creme hidratante, pode ser esses bem baratinhos, tipo loção hidratante, compradas em lojas de 1,99, agora sove bem a massa até ela ficar completamente lisa e bem uniforme, acrescente agora um pouco de tinta a óleo branco de titânio, a medida certa para não exagerar é como se estivesse colocando pasta de dente na escova, preenchendo todas as cerdas, sove mais um poco até misturar bem a tinta. PRONTÍSSIMA.
Guarde em saco plástico, assim que esfriar troque o saco plástico, porque a umidade pode comprometer a qualidade de sua massa.
Agora é só usar a sua criatividade e começar a fazer suas peças.
Bom trabalho!

Dicas importantes:
Para colorir a massa, pode ser usado tinta de tecido, tinta acrílica, mas a minha preferida mesmo é a tinta a óleo que deixa um colorido mais bonito. Não exagere na quantidade de tinta pois a massa pode ficar quebradiça.
Existem ferramentas que facilitam a vida de quem faz biscuit, são as chamadas estecas, procure em lojas de artesanato e vocês vão achar variedades de utensílios que podem ajudar a deixar seus trabalhos mais bonitos. Ah, tá com pouco dinheiro e não pode comprar tanto material assim, isso não é motivo para desistir, euzinha mesmo comecei com apenas uma agulha de croche e uma faquinha sem fio.
As idéias vão aparecer com certeza e se não as tiver compre revistas que ensinam como trabalhar com a massa, eu comecei exatamente assim, ha muito, muito tempo, com a revista Faça Fácil, ou visite sites na internet.

Para quem gosta de artesanato, fazer biscuit é quase um vício, para quem não gosta e não tem paciência, vale o convite para apreciar o trabalho das arteiras e apaixonadas por artesanato.

Quero aqui também fazer um convite para que possamos trocar idéias de fazer trabalhos com materias reciclados.
Hoje fico por aqui, desejando uma boa noite para todos vocês.
Me aguardem, trarei muitas novidades, espero que gostem.



2 comentários:

  1. Oi Marlene !!! Achei muito lindo seu trabalho...muito bem feito e caprichado !!! Parabéns !!! Obrigada pela visitinha no meu cantinho e por me seguir tá !!!
    Beijim

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlene!!!
    Em primeiro quero dizer que teus trabalhos são magnificos. Em segundo quero agradecer por colocares aqui a receita para fazer biscuit, pois não sabia como se fazia, obrigada.
    Te desejo um bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir